pedromurilo.arq.br
23.10.06
  Les Douze Travaux d'un Architecte A semana passada e as aventuras de um futuro profissional.

Guichê A:

Segunda-feira, às 16:00, recebo uma mensagem do Daniel, no meio de uma reunião no CPC, dizendo: "Hoje é dia de CREA... Você não vem não?". Àqueles que não sabem, explico: O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA... Não sei porque não tem dois A´s) é o órgão responsável pelo registro profissional do arquiteto no Brasil. Basicamente sem esse número ninguém trabalha, ou melhor, ninguém assina nada, porque trabalho é sempre relativo!... Bem, eles fazem o favor de ir à faculdade e recolher dos prováveis formandos do semestre (prováveis, porque sempre pode acontecer alguma coisa pelo caminho...) os documentos necessários para tal registro, num formato provisório. Assim, quando já tivermos apresentado nossos TFG´s, na colação de grau já saímos "registrados" e aptos para o mundo profissional (!) - como se ainda não tivéssemos - devendo apenas quando sair o diploma, efetuar a confirmação.

Enfim, acontece que aqueles que atualmente visitam a faculdade a cada mês mais ou menos por causa justamente do TFG, têm de se sujeitar a ficar sabendo das coisas por e-mail da seção de alunos da FAU - ou seria serviço de graduação (?). Ou seja, não funciona, como sempre: perdi a data e o horário em que o funcionário estaria na FAU para fazer a coleta da documentação, pelo esquecimento da existência de um e-mail prolixo... Passado o desespero e a "raiva" do Daniel por ter honestamente me lembrado (podia ter passado em branco, é bem verdade...), finda a reunião no CPC, corro para terminar um trabalho (que falarei em breve) na própria segunda, entrego-o na terça junto com outras atividades, ao mesmo tempo que passo a correr definitivamente atrás do funcionário que foi na FAU naquele dia para ver se conseguia fazer alguma coisa para compensar a situação... afinal, não parecia ainda o fim do mundo.

Guichê B:

Na mesma segunda, à noite, ligo pra Paula e pro Ros para me darem notícias sobre o dia do funcionário, inclusive contando das peripécias da Dé em sair mais cedo do estágio para estar na FAU das 14:00 às 16:30...Eta horário besta! Bem, o Ros consegue me passar um telefone. Ao mesmo tempo, no mesmo dia, mando um e-mail para o "seviço de graduação" da FAU e peço informações sobre como entrar em contato com o funcionário, diretamente. Na terça-feira de manhã, recebo um e-mail seco:

"Voce deverá procurar diretamente o crea.
consulte o telefone 38166522 ramal 397 ( falar com ISMAEL)
SGr."


Resolvo então ligar nos dois telefones obtidos. Primeiro o que me foi passado pelo Ros. Após a mocinha (ou seria velhinha) burocrática ouvir o que eu queria (entrar em contato com o funcionário que foi na FAU) ela diz: "Olha, o CREA possui uma Central de Atendimento no 0800-171811 e lá eles podem te informar melhor"... Ok. Convenientíssimo. Acho que ela deveria estar indo tomar café... Resolvo então ligar no "Ismael"... Nada. "Telesp informa: este telefone está temporariamente fora de serviço."... No 0800, atende uma garota-telemarketing. Após a explicação da situação, barulho de teclado. E a voz completa: "Agora só com o diploma... Algo mais? O CREA agradece a sua ligação"... (?????). Vencido pela tecnocracia.

O novo formulário A-39... e não A-38:

Deixo rolar a terça e a quarta, pensando que até seria melhor mesmo tirar o registro com o diploma... Os fantasmas me dizendo que ele poderia demorar mais de ano para ficar pronto após minha formação começaram a atiçar as caraminholas da minha cabeça... Quinta eu resolvo fazer alguma coisa. Resolvi entrar no site e conseguir o telefone da recepção e tentar arranjar um telefone alternativo para falar com o funcionário... Embora tivesse ligado para o CREA da sub-seção Oeste e a secretária que atendeu demorasse para entender que era um Ismael com I e não E, fui transferido novamente para a seção Centro já que era lá onde esse funcionário - que a própria seção de alunos me indicou - trabalhava.

É uma pessoa chamada Vera quem atende. E infinitamente mais simpática que todas as pessoas com quem eu já havia falado. "O Ismael está fora da sala... Mas é só com ele?"... Ao explicar minha situação, finalmente ela me diz que sim, ainda daria para eu entregar os documentos, "sem problemas... com o diploma depois da colação vai demorar muito! E também... a gente pegou isso foi só na segunda-feira!".

Ufa! A diferença em falar com alguma pessoa prática é brutal! Ela, porém, não sabia em que sexta eles iam fechar o prazo da coleta de documentos nas faculdades, se dia 20 ou 27, e que eu deveria tratar isso com Agnaldo, da seção Oeste mesmo já que a minha faculdade ficava na Zona Oeste (É, só o povo da FAU não sabe disso!)... Ok. Apesar do retorno ao princípio da ligação, pelo menos consegui muitas e melhores certezas...

Enfim, a ruína:

Ligo para o telefone que a Vera me passou. Atende um certo Leonardo. A mesma história: "O Agnaldo não está na sala... É só com ele?"... Dessa vez, conto da conversa com a Vera e já pergunto o prazo para entrar no bolo de registros provisórios... "É até essa sexta... Ah. Peraí que o Agnaldo voltou!". Escuto um murmúrio de pessoas falando sobre mim. Atende o Agnaldo. Tão simpático quanto a Vera. "Oi Pedro. Você é de onde? Da FAU? Pode vir aqui e deixar esses documentos amanhã... Sabe quais são?" - e eu os digo - "Perfeito. Vem na parte da tarde que eu deixo até a recepção avisada e a gente resolve isso...". Eba! Pulos de alegria!...

Sexta fui ao CREA no Largo da Batata no horário combinado, às 13h e havia uma fila razoável nas baias de atendimento. Vou direto à recepção e o próprio Agnaldo me atende. "Ah. Você é o Pedro. Senta aqui que é rápido. É só preencher o envelope que eu vou autenticando as cópias dos seus documentos..." Em 5 minutos, estava tudo certo:

"O boleto com o pagamento da taxa vai junto com a carteira para conferência. Você quer saber a data em que nós voltaremos lá na sua faculdade? Não sou eu que vou, mas..."
"Ah. Sim, não dá pra confiar em e-mail..."
"27 de novembro... talvez no mesmo horário."
"Ok. Assim fica agendado. Muito obrigado!"


E contorno a esquina da Teodoro Sampaio com a Brigadeiro tendo o mesmo rosto do Asterix deixando para trás uma pilha de escombros... 
Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial
pequeno muro de pedra, ou pedra de pequeno muro, depende apenas do estado de espírito.

Minha foto
Nome:
Local: Brazil

Pequeno muro de pedra ou pedra de pequeno muro, depende apenas do estado de espírito.

Arquivos
09.2004 / 10.2004 / 11.2004 / 12.2004 / 01.2005 / 02.2005 / 03.2005 / 04.2005 / 05.2005 / 06.2005 / 07.2005 / 08.2005 / 09.2005 / 10.2005 / 11.2005 / 12.2005 / 01.2006 / 02.2006 / 03.2006 / 04.2006 / 05.2006 / 06.2006 / 07.2006 / 08.2006 / 09.2006 / 10.2006 / 11.2006 / 12.2006 / 01.2007 / 02.2007 / 03.2007 / 04.2007 / 05.2007 / 06.2007 / 07.2007 / 08.2007 / 09.2007 / 10.2007 / 11.2007 / 12.2007 / 01.2008 / 02.2008 / 03.2008 / 04.2008 / 05.2008 / 06.2008 / 07.2008 / 08.2008 / 09.2008 / 10.2008 / 07.2009 /


Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]