Metafluxo
Terça-feira passada, entre alguns compromissos que tinha, resolvi almoçar no Shopping Villa-Lobos e, invariavelmente, aproveitei o resto do tempo do estacionamento pra passar na Livraria Cultura... Até me lembrei de um daqueles vales com desconto na carteira que finalmente poderia gastar. Um breve passeio imediatamente me levou à área de Arquitetura... E, mesmo depois do susto de ver o livro do Souto Moura editado pela Blau a R$300, ainda insisti em continuar vendo alguns livros para minha pesquisa de TFG.
Eis que, pouco tempo depois de chegar à seção no mezanino da loja, aparecem algumas adolescentes fazendo baderna, dessas com cara e "atitude" de Avril Lavigne, mas sempre com cartão de crédito adicional do pai à disposição... Depois de levarem um pito de uma vendedora da área de Arte da loja (com cara de "descolada", mas vestida como uma árvore de Natal...), elas se sentaram num dos bancos ao lado de onde eu estava vendo os títulos... Assim, não pude deixar de ouvir a conversa de duas delas, após os risinhos sobre a bronca da vendedora terem sido domados...
Uma falava de "arquitetura"... E a outra fingia estar achando tudo aquilo interessante. O que mais me chamou a atenção, no entanto, foi o trecho que se seguiu após uma pergunta da "ignóbil" e a consequente resposta da "sabida":
"Mas e o L.A.? Está gostando?"
"Sim. Muito... Adorando. Mas eu já nem sei mais..."
"Por quê?"
"Ah. É que na aula, eu nem sou tão boa assim... Tem gente lá que eu vejo que nasceu pra isso, sabe? Então, eu estava pensando em não prestar arquitetura..."
"Não?"
"Não. Não queria fazer uma coisa em que eu vou ser igual, ou até pior que os outros... Então, como essas coisas estão na moda, eu estava pensando em fazer Engenharia Ambiental. Eu adoro arquitetura, até sei desenhar um pouco. Mas aí, poderia usar meu conhecimentos nisso como um 'algo a mais' que os outros na minha área não teriam..."
"Ahhhh... Legal."Peguei os dois livros que havia escolhido naquele momento e saí de perto por um nojo que até então não havia sentido ouvindo aquela conversa. Sobre os livros para o meu TFG, leituras obrigatórias que há muito já devia ter lido na Biblioteca da FAU: "Caminhos da Arquitetura", de Vilanova Artigas e "Projecto e Utopia", de Manfredo Tafuri. Vou terminar de lê-los. Quem sabe eles não me levam a descobrir as razões desse estranho sentimento.